quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Virado Pra Lua



            Há alguns fenômenos na política, Carleusa Santos certamente é um destes. Se fez politicamente ancorada no deputado Isac Batista, seu então marido e grande líder político da microrregião de Picos. Com bases em Santo Antonio de Lisboa e influências em muitos municípios devido ao seu faro político e ao seu imenso poder econômico. 
            Concorreu em 1970 contra o esquema de um líder matreiro, astuto e que tinha muita influencia na região de Picos, pois muitos membros da sua família Santos, faziam parte da política de Picos. E Francisco Santos era totalmente dependente, política e economicamente.
            Elizeu Pereira, que em um passado recente já tinha enterrado politicamente Roldão Rodrigues. Provou o gosto amargo das mudanças que a política promove. O candidato do esquema dominante de então, conseguiu derrotá-la pela ínfima maioria de 03 votos.
            Começava aí a decadência política de Elizeu e o início da hegemonia de Carleusa Santos.
            Jovem, bela, rica e carismática, encantou o povo franciscossantense. Seu marido Isac investiu pesado na sua eleição, e ela derrotou o próprio Elizeu Pereira dois anos após sua estreia na politica, pela maioria esmagadora de 252 votos, em 1972.
            Daí em diante foi uma sucessão de vitórias. Sempre contando com um esquema forte, a máquina administrativa nas mãos e o apoio do marido Isac Batista, que continuava cada vez mais rico e influente.
            Em 1996, o primeiro revés. Conjugando a má condução da sua sucessão com a falência do grupo Isac Batista de Carvalho. Foi eleito prefeito Zé de Quinco e vice-prefeito René, duas crias do seu grupo político, que insatisfeitos foram procurar abrigo na oposição.
            Voltou ao poder em 2000 com a fragmentação do grupo que ora se instalara no poder, mas que não souberam manter a aliança vitoriosa.
            Enfim, depois de seus candidatos serem derrotados nas eleições de 2008 e o poder chegar às mãos de dois jovens empreendedores, Édson Carvalho(empresário) e Dr. Luis José(médico). Ela volta a postular a candidatura de prefeita pela sétima vez e com grandes possibilidades de quebrar este recorde absoluto de seis mandatos.
            Todos os movimentos da política local, pelo menos ate o momento, estão a seu favor. Dois vereadores do grupo deixaram a situação e foram para a oposição.
          Aquele encontro do grupo de Tatá em que selaram o rompimento de uma futura aliança com o grupo de Édson e Luis José foi um atestado de incompetência e de inabilidade política de ambas as partes. Teve o efeito de aproximar os eleitores de Tatá que estavam distanciados de Carleusa.


             No momento o quadro é o seguinte:
             Carleusa navegando em céu de brigadeiro, capitalizando adesões e contornando possíveis insatisfeitos, com o simples argumento de ser oposição.
            Já a situação deve tomar medidas drásticas e urgentes. Só um choque de gestão política e administrativa para tentar reverter este quadro inteiramente desfavorável.

Para inserir um comentário, vá abaixo na palavra "comentários", e deixe sua opinião.

20 comentários:

  1. Há muitas Carleusas que não tiveram um Isaac.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ao comentário do dia 03 /10/2011 às 20:37.
      Isso é uma verdade das maiores que já ouvi.

      Excluir
  2. não concordo com o que foi escrito acima pra mim ela é uma corrupta, que não se importa com o bem do municipio... na sua administração o municipuio so fez regredir. Quem afirma que essa mulher foi uma boa administradora provavelmente tinha algum interesse financeiro durante a sua administração...

    ResponderExcluir
  3. Até que enfim um dos babões de Edson surgiu.Ou quem sabe um dos funcionários da extinta fábrica.Hoje Francisco Santos se encontra sem nenhum policial,a comarca está praticamente inoperante,quer fazer um B.O vá a Picos.
    Todas as obras que existe na nossa cidade foi feitas nas gestões de Carleusa,se desejar posso cita-las

    ResponderExcluir
  4. Pode começar a citar as obras...

    ResponderExcluir
  5. A ponte sobre o rio Riachão.

    ResponderExcluir
  6. Asfalto da cidade até o Km 87

    ResponderExcluir
  7. Clube Genipapeiro,orgão municipal,aquisição do forum,estádio municipal,27 poços tubulares,dezenas de colégios no munípio,isntalação do banco do Brasil,....

    Já voces: comeram a varba do estádio
    fecharam 08 colégios do município
    demissões,caos,humilhação,coação
    Agora pergunto,cite uma obra municipal nesses 04 anos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a ponte q em 30 anos de mandato ela n fez e edson apenas e m qutro..

      Excluir
  8. Sonrisal se escreve apenas com um S

    ResponderExcluir
  9. amigo se pensa em fazer carreira na vida na area de analista politico, desista, este artigo é simplesmente uma ficção, as chances da oposição ganhar as eleições em 2012 é de zero, tirar uma gordura de 718 votos deste dois jovens que estão ainda por cima no poder é uma missão impossível até mesmo para lula quando em sua melhor fase politica, sonhar é possível, ser realista é preciso.

    ResponderExcluir
  10. esses dois jovens, são mesmo é corruptozinhos. Um dono de uma fabrica de cigarro falso ( precisa citar mais corrupçao, ou roubo de carga da sousa cruz, esterco no cigarro fabricado, não é corrupção?) e o outro, que até assumir o mandato tinha só um carrinho mil, hoje possui carros caros e amaior casa do municipio de PIcos em construção ( por que mesmo antes de assumir o poder ele morava onde morava e num construiu nem uma casinha básica??) isso tudo só na vida privada...E cade os investimentos no municipio?? Pra onde vai o dinheiro??

    ResponderExcluir
  11. Ah, ia esquecendo de avisar aos traficantes e falsarios em geral, a revisão eleitoral é biométrica, ou seja, a polícia federal vai poder localiza-los facilmente, por isso vao fazer puleiro em outro lugar!!kkkkkkk ( ja perdeu os votos dos presos lá na fábrica, kkkkk)

    ResponderExcluir
  12. Sonhando babacas sua candidata tem só 12 processos na justiça por corrupção e malversação de verbas publicas, as chances dela ser canidata está em 30% assim não vem falar de etica carrapatos 350 votos em 1463 em contuando nestas proporções a maioria será de 1200 aproximadamente
    vai preparando remedio pra dor de barriga... vai precisar....

    ResponderExcluir
  13. Deve ser porque os processos de seus jovens corram em segredo de policia ( FEDERAL), KKK, à propósito, vc tá se confiando é que madrinha nao é candidata? Oh coitado, deve ser vc o mesmo que gritava na rua dizendo que nao haveria o recadastramento, e agora?? Vc ta inventando processo pra madrinha pra justificar os seus atuais ( roubo, falsificação e etc) e a última: ROUBO do dinheiro da aposentadoria dos funcionarios e, se vc é tao babao, deve ser funcionario!!!Quem é o babaca aqui??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Segura peão que o tombo vai ser de rachar ferro kakakakkakka

      Excluir
  14. Muito bem, prefeitinhos, cade o dinheiro dos funcionarios?? Ninguem vai defender??? E o povo vai ficar sem aposentar e pronto??Cade a policia???

    ResponderExcluir
  15. Somando babacas 470 em 2200 a continuar assim vai passar dos 1200 vai ser um chororo pra carrapato nenhum botar defeito... kakakakaka tres anos sem atrasar 15 dias no pagamento de funcionarios após encontar esta cidade no fundo do poço da incompetencia e descaso não é coisa pra qualquer um... haja competencia....

    ResponderExcluir