sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Notas Soltas

Antes tarde do que nunca

O governo do Estado do Piauí deu inicio a recuperação da Rodovia PI 228, que liga o Povoado Boa Viagem, nas margens da BR 316 a sede do município de Francisco Santos. São 14 quilometros que estavam praticamente intrafegáveis.  Depois de tantos requerimentos e de idas e vindas, finalmente a obra esta saindo embora a passos de tartaruga.
O diretor do DER-PI, Severo Eulálio Filho, esteve em Francisco Santos no decorrer da semana e "deu inicio" aos trabalhos e seguiu para a ponte Benjamim José de Carvalho, de onde pretende fazer a ligação asfáltica com a BR 020. É uma promessa que a sociedade nem leva mais tão a sério, pelo simples motivo de já ter sido prometida inúmeras vezes.

Sedutora

O investimento em candidatos a vereador, que venham a somar e ajudar nas eleições majoritárias do ano que vem. Esta é parte da estratégia da ex-prefeita Carleusa Santos, que usa todo seu poder de convencimento e  tem obtido sucesso em muitas delas. Em uma postagem anterior perguntávamos qual seria o destino de Nego de Seu Joaquim. Pois é, meus amigos, ele será mais um candidato a vereador pelas oposições. Ou seja, ele deixa a situação para se candidatar ao mesmo cargo pela oposição.

Candidato  Novo

Sabe aquelas pessoas que sempre votaram em um partido, fazem um movimento radical de 360 graus e hoje estão alinhados, como se sempre tivessem feito parte deste grupo. Pois é  assim que encontramos Joaquim, filho do ex-vereador Isac Joaquim da Silva(Isac de Ana). O encantamento é visível com a possibilidade de uma candidatura a vereador pelas oposições. 
Quanto a apreensão dos possíveis candidatos do PSD, já pudemos constatar que algumas candidaturas são muito úteis para a legenda. E neste perfil se enquadram Joaquim ou Weimar, caso venham a se candidatarem.

Votação biométrica

Francisco Santos será uma das cinco cidades piauienses que contará com o sistema biométrico de votação.
Já tratamos deste assunto em outro momento, mas voltamos porque achamos importante detalharmos os procedimentos necessários para o recadastramento:
01) O eleitor terá uma amostra de sua assinatura colhida:
02) Será fotografado:
03) Terá suas impressões digitais capturadas.
O recadastramento é obrigatório.
E o eleitor que não comparecer, terá seu titulo cancelado.
São necessários os seguintes documentos:
01) Titulo de eleitor original
02) Comprovante de endereço original
03) Documento de Identidade com foto.
Um detalhe importante: O Superior Tribunal Eleitoral suspendeu temporariamente a realização da revisão eleitoral e a consequente implementação do sistema biométrico de votação. Isso não significa dizer que este processo não se concretizará, foi apenas um problema burocrático, que logo será sanado pelo TSE.


Pesquisa Eleitoral - Captavox em Picos


Bele 32%, Kléber 23%, Pe. Valmir 19%

A pesquisa foi feita entre os dias 28 e 28 de setembro e ouviu 450 pessoas em 35 bairros da cidade


     Pesquisa do Instituto Captavox revela que a deputada estadual Belê Medeiros (PSB) lidera corrida eleitoral a prefeitura de Picos ( a 306 km de Teresina), a menos de um ano da eleição. De acordo com a amostragem, a parlamentar aparece com 32% das intenções de votos, tendo uma vantagem de nove pontos percentuais sobre o seu principal adversário o peemedebista Kléber Eulálio.
     No levantamento estimulado, o candidato do PMDB, Kléber Eulálio aparece com 23,56% dos votos. O padre Valmir (PT) é citado pelos entrevistados com 19% na preferência do eleitorado.
A pesquisa entrevistou 450 eleitores em Picos maiores de 16 anos no período de 28 a 30 de setembro. Foram ouvidos população em 35 bairros da cidade. A margem de erro é de 4,62% para mais ou para menos.
     Na pesquisa espontânea, 75,56% do eleitorado não sabe ou não respondeu aos questionamentos. A deputada Belê Medeiros mantém a liderança com 7,11 % dos votos, já o parlamentar Kléber Eulálio tem 5,56% das intenções dos votos. O prefeito Gil Paraibano é lembrado por 3,33% dos entrevistados, porém, é impedido de ser candidato devido a sua reeleição. Padre Valmir tem com 2,67% e ex-prefeito José Neri (PTB) é citado por 1,33% dos votos.
     A disputa em Picos tem uma particularidade que deixa o governador Wilson Martins em situação desconfortável. A candidata do seu partido, a deputada Belê Medeiros terá como principal adversário Kléber Eulálio, o líder do governo Wilson Martins na Assembleia Legislativa.



Para inserir um comentário, clique sobre a palavra "comentários", abaixo.