quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Um Homem Público Inquestionável.

A jornalista Lúcia Hipólito fez uma homenagem ao Dr. Ulysses Guimarães, no dia em que ele faria 95 anos.

Saudades do doutor Ulysses
Quinta-Feira, 06/10/11 por Lúcia Hipólito
Político que a mulher chama por um nome e o eleitorado por outro não tem futuro, me disse uma vez o doutor Ulysses. Doutor Ulysses, assim mesmo, sem necessidade de sobrenome. O Brasil inteiro o conhece assim.
Moderado por formação, radical quando necessário, irônico, charmoso, bom papo, dono de um finíssimo senso de humor, grande parlamentar.
Formado na mais fina escola de políticos que o país já produziu, o velho PSD (o verdadeiro) de Amaral Peixoto, Juscelino, Tancredo e Alkmin, o doutor Ulysses não acreditava em políticos improvisados. “No PSD”, dizia ele, “todos eram do ramo”. O doutor Ulysses certamente era.
Deputado estadual em 1947, desde 1950 estava na Câmara dos Deputados. Em 1955 integrou a Ala Moça do PSD, junto com Renato Archer, João Pacheco e Chaves, Cid Carvalho, Nestor Jost, Leoberto Leal, José Joffily, Vieira de Melo e Oliveira Brito.
Este grupo viabilizou a campanha e o governo de Juscelino, atuando dentro da Câmara dos Deputados. O doutor Ulysses presidiu a Câmara entre 1956 e 1957, contribuindo decisivamente para a aprovação do programa do governo JK. Já era moderno naquela época.
Concentrou sua atividade política na Câmara. Como ele mesmo dizia, casou-se com a Câmara. Ministro no primeiro gabinete parlamentarista, não acreditava no parlamentarismo. Só mais tarde veio a se render ao sistema, tornando-se um entusiasta do governo de gabinete.
Durante os anos da ditadura, o doutor Ulysses falava por todos nós, exilados fora e dentro do país, amordaçados pela censura e pelo medo.
Só ele não tinha medo. Enfrentou os tanques da ditadura com a mesma dignidade com que enfrentou os cães da polícia: “Respeitem o presidente da oposição!”
Grande doutor Ulysses!
Em 74 aceitou a “anticandidatura” à presidência contra o candidato da ditadura, o general Geisel. Saiu pelo Brasil a pregar a redemocratização e a Constituinte.
Com isso, impôs à ditadura uma fragorosa derrota, com a eleição de 16 senadores do MDB – um dele, o ex- presidente Itamar Franco. Foi o início do fim.
Obra do doutor Ulysses.
Eu o conheci em Brasília, pelas mãos do senador Amaral Peixoto, quando preparava minha tese sobre o PSD.
O doutor Ulysses me “adotou” e acompanhou durante todo o processo da tese, falou horas sobre o PSD, sobre a política, relembrou pessoas
Ficamos amigos desde então. Gostava de falar dos velhos tempos, mas não era saudosista. Acreditava no país, no fim da ditadura, num Brasil democrático.
Liderou a campanha pelas eleições diretas para presidente, lançando-se candidato numa entrevista em Nova York.
Mas no final, o prêmio escapuliu-lhe das mãos; teve que ceder o lugar a Tancredo Neves, seu velho companheiro.
“Muitas vezes o bombocado não é para quem o faz, mas para quem o come”, disse resignado o doutor Ulysses.
Na morte de Tancredo, não faltou quem o tentasse seduzir para assumir a presidência da República.
O doutor Ulysses não pestanejou e indicou o caminho constitucional: a posse do vice-presidente.
Perdeu uma presidência, mas ganhou duas. Presidente do PMDB, tornou-se presidente da Constituinte em 1987 e presidente da Câmara dos Deputados em 1988.
Promulgou a nova Constituição, resultado de uma batalha na qual empenhou toda a sua experiência e vitalidade.
Levado a concorrer à presidência da República em 89 pelas indecisões de caciques paroquiais do PMDB, o doutor Ulysses perdeu as eleições.
Vítima de ambições desmedidas – mas de fôlego curto dentro do próprio PMDB –, perdeu também a presidência do partido.
Parecia caminhar para a aposentadoria, o “ócio com dignidade”.
Mas estourou a crise do governo Collor. E os políticos se dirigiram em romaria ao velho doutor Ulysses, que ressurgiu lépido, olhos azuis brilhando, e mais uma vez ajudou o país, aconselhando, ponderando, colocando ordem na casa.
No meio do tumulto, enfrentou uma operação para extrair o apêndice, coisa complicada quando se tem 75 anos.
Quando reapareceu, recuperado, diziam que ele não tinha extraído o apêndice, tinha trocado as pilhas, tão revigorado estava.
Conhecia o Congresso como ninguém. Na campanha das diretas, uma vez ele me disse que a emenda Dante de Oliveira não passaria na Câmara, porque conhecia a casa.
Mas não desanimou. Sabia que a mobilização popular era importante para enterrar de vez o Colégio Eleitoral. Depois, ele me disse que só a mobilização das ruas conseguiria pressionar a Câmara a aprovar o afastamento de Collor.
Estava certo mais uma vez.
Quando sentia crescer a radicalização na Câmara, o doutor Ulysses se tornava o mais radical de todos. Fixava, assim, os limites da radicalização.
A última demonstração desta tática ocorreu quando sentiu que o plenário da Câmara queria desobedecer a uma eventual decisão do Supremo a favor do voto secreto na votação do impeachment de Collor.
O doutor Ulysses lançou o brado de desobediência, transformou-se no mais radical dos radicais. Imediatamente os “bombeiros” se apresentaram, todos moderaram o tom, e o doutor Ulysses conseguiu acalmar os ânimos, fazendo com que todos confiassem no Supremo.
Acertou de novo.
Respondeu aos insultos lançados por Fernando Collor com frases curtas e adequadas: “Velho sim, velhaco não”, “Meus remédios eu compro na farmácia”.
E foi, altaneiro, conduzir seu povo na batalha final pelo impeachment. Aplaudido de pé pelo plenário da Câmara – e pelo Brasil inteiro – ao proferir seu voto, o doutor Ulysses era a imagem da nação.
Almocei com ele em Brasília, uns domingos antes de seu desaparecimento. Fui tomar-lhe a bênção.
Quando lhe agradeci por ter-se recuperado tão rápido da operação e ter regressado a tempo de comandar os acontecimentos, ele me olhou com aqueles olhos azuis irresistíveis e disse: “Milha filha” – sempre me chamou assim – “na minha idade, não tenho tempo para ficar doente. Ainda tenho muito o que fazer”.
E agora, que seu corpo repousa desde 1992 no fundo da baía de Angra?
Estamos diante da necessidade de prosseguir sem ter o doutor Ulysses para nos ajudar, nos mostrar o caminho, nos dar o exemplo.
O doutor Ulysses foi um mágico. Fez amigos em todas as áreas, teve adversários cordiais, conspirou pela democracia, conversou até com poste para chegar a um entendimento a favor do Brasil.
Hoje estamos órfãos e desnorteados.
A articulação política do país está entregue a caciques de jaquetão, políticos paroquiais sustentados por caixas dois de variadas procedências.
Mediocriades mensaleiras e bolcheviques fracassados.
Mas não podemos desistir.
Em homenagem ao aniversariante.
O doutor Ulysses sempre soube extrair o melhor de nós.



Para inserir um comentário, clique sobre a palavra "comentários", abaixo
Parte superior do formulário