terça-feira, 24 de julho de 2012

Painel da Cidade


João Bosco da Silva
          Quem esteve visitando a nossa cidade neste final de semana foi o escritor João Bosco da Silva, autor do Hino de Francisco Santos e escritor de inúmeras obras com temáticas relacionadas com a nossa terra. Uma figura proeminente nas lides literárias piauienses, dotado de uma capacidade ímpar para transpor a nossa história para a posteridade, pois cada novo escrito seu é um pouco da nossa memória que é preservada. E nós ficamos muito felizes em poder usufruir da sua arte e um pouco da sua presença em nosso meio, pois apesar do longo tempo que passou distante da nossa cidade, devido as suas obrigações como pai de família zeloso, como funcionário responsável, hoje é uma pessoa muito próxima e deixa transparecer esta satisfação em cada encontro com parentes, amigos e antigos conhecidos.

Ação de Graças
          Também neste final de semana passada, mais precisamente na sexta-feira, foi realizada uma missa em ação de graças pela recuperação da saúde de Elpídio Arlindo Lima. Este encontro ocorreu na localidade Belmonte, um local bastante aprazível para onde se deslocaram um grande número de parentes e amigos. Foi um belo momento de agradecimento a Deus pela graça alcançada, também um momento de confraternização e lazer, pois além da Santa Missa celebrada pelo pároco Pe. Jonas de Moura Batista, houve também um jantar e logo após um baile dançante com música ao vivo.
          Elpídio Lima é merecedor de todas as homenagens, nele reconhecemos um líder nato com um poder de articulação enorme. Devido a seu espírito de liderança atua na política local há aproximadamente 50 anos, tendo sido prefeito duas vezes e vice-prefeito e mesmo quando não esteve em exercício de mandato eletivo nunca deixou de exercer grande influencia devido sua capacidade de articulação.

Poeirões, Cordões, Passeatas
          Não importa que nome se dê a estas manifestações populares. Mas, se muitos apreciam estes acontecimentos, acreditamos que outra grande parcela da comunidade rejeita com muita veemência. A cidade praticamente pàra devido ao engarrafamento do transito, o barulho ensurdecer dos carros de som e o foguetório, ficando então impossível se entabular qualquer conversação ou realizar qualquer outro evento na zona urbana da cidade.

Dinamismo
          O processo político eleitoral em Francisco Santos a cada dia que passa confirma aquela máxima do banqueiro mineiro e ex-governador Magalhães Pinto: Política é como nuvem. Você olha e ela esta de um jeito. Olha de novo e ela já mudou.
          Se ela está mudando conforme o passar das nuvens no horizonte não podemos afirmar, mas que a variação de humor do eleitor vem levando esta velha regra em muita consideração, disso não temos a menor dúvida.



Para inserir um comentário, clique sobre a palavra "comentários", abaixo.