domingo, 23 de setembro de 2012

Pesquisas Eleitorais(02)


         
        CREDIBILIDADE
        O Instituto Credibilidade divulgou uma nova pesquisa que captou as intenções de voto do eleitorado de Francisco Santos. A pesquisa foi contratada pelo Dep. Estadual Fernando Monteiro (PTB) e registrada no TRE - PI no dia 17/09/2012, tendo sido entrevistados 300 eleitores nos dias 18 e 19 de setembro.
        
        ESPONTÂNEA
        A pesquisa Espontânea apontou o atual prefeito Édson Carvalho (PTB) com 49% das intenções de voto e Carleusa Santos (PMDB) com 43,33%. Os eleitores que não souberam ou não opinaram somaram 7,67%.
        
        ESTIMULADA
        Já na pesquisa estimulada o prefeito atual e candidato a reeleição Édson Carvalho (PTB) aparece com 49,33% das intenções de votos e a sua concorrente, a ex-prefeita Carleusa Santos (PMDB) somou 45% dos votos. Neste cenário, 5,67% não souberam ou não opinaram.
        
        DEFINIDOS
        A pesquisa também registrou que a grande maioria dos eleitores do município estão decididos em quem votarão nas eleições de 07 de outubro próximo. O Instituto aferiu que 91,33% dos eleitores asseguraram que não mudariam de candidato até as eleições deste ano e que apenas 1,67% mudaria e 3%  dos entrevistados responderam que talvez mudassem de candidato. E 4% disseram que não sabiam ou não opinaram.
        
        UNIVERSO PESQUISADO
        O Instituto entrevistou 145 eleitores na zona urbana, sendo assim distribuídos: Centro(83); Bairro Hospital(15); Alto do Cecílio(14); Cohab(17) e Trizidela(16). Na zona rural totalizou 155 eleitores entrevistados: O Povoado Boa Viagem(60); BR 020-Caldeirão(25); Jurema e Assentamento Jurema(06); Assentamento Boa Vista(08); Viroveu/Sitio de Zizu(04); Palmeiras I, II, III(08); Granada I e II(08); Povoado Diogo I(09); Povoado Diogo II(08); Baixa dos Morros e Barreiros(08); Chupeiro e Adjacências(06) e Santa Helena(05).
        
        ELEIÇÃO PROPORCIONAL
        Os números das intenções de votos para vereadores não foram divulgados, também este é um detalhe pouco relevante, pois as pesquisas proporcionais nunca refletem a realidade da eleição. Sendo praticamente impossível aferir as intenções de votos para vereador, sendo que cada candidato representa uma ou algumas comunidades e os institutos de pesquisa nunca pesquisam todas as comunidades e nem poderiam.

Para inserir um comentário, vá abaixo à palavra "comentários" e deixe sua opinião.