terça-feira, 18 de dezembro de 2012

"Eu, minhas crônicas, contos e ensaios literários"

          
          João Erismá de Moura é formado em Direito e Licenciado em Pedagogia. Funcionário aposentado do Tribunal de Contas da União(TCU), é natural de Francisco Santos-Pi e reside em Brasilia-DF desde a sua fundação, é portanto um candango como ele mesmo já se autodenominou em outras ocasiões. Ocupante da cadeira nº 13, é membro da Academia de Letras da Região de Picos(ALERP) e também ocupa a cadeira nº 40 da Academia Açailandense de Letras. 
          Autor dos livros "Um Anjo Retorna Ao Céu", memória póstuma da sua filha Caroline Moura, que faleceu num trágico acidente; "Seu Clides: O legado de um pioneiro que ajudou a construir Brasília", um livro também de teor biográfico que trata da vida e dos feitos de Euclides Borges de Moura, seu pai; É também autor do livro "Essas Mulheres Maravilhosas".
          João Erismá de Moura, um graduado servidor do Tribunal de Contas da União(TCU) que ao aposentar dedicou-se com muito afinco às letras e tem se revelado um raro talento. Com as suas obras, na sua maioria de teor biográfico tem contribuído enormemente para a preservação da nossa história.
           Lançou no último dia 10 de Dezembro o seu mais novo livro: "Eu, minhas crônicas, contos e ensaios literários".
               João Erismá de Moura autografando o livro no seu lançamento em Brasilia, no último dia 10.
          
          O próprio autor fez uma sinopse da sua mais nova obra literária, que vai abaixo para apreciação dos nossos leitores.

                     
                      # # # # # # # # # # 

          Este livro é em suma uma coletânea de crônicas, contos e ensaios literários compartilhados com resenhas de escritores, amigos e familiares que comentam cada artigo. 
          A vontade de publicar esta obra veio da necessidade de registrar vinte e cinco trabalhos escritos ao longo de alguns anos, como obras paralelas a outras já publicadas. 
          São contos, crônicas e ensaios. Estes textos são aqui agrupados por assunto. Alguns já foram publicados de maneira dispersa e isoladamente em outros livros, em blogs, sites e jornais, o que deixava os leitores ou interessados desprovidos de uma leitura mais completa em um único volume.  
          O trabalho foi agrupado em 06 (seis) grandes capítulos, cada um deles separado por assunto onde o autor distribui 25 (vinte e cinco) artigos, assim ordenados: considerações sobre suas origens e seu cotidiano (I), cidades homenageadas (II), a música em sua vida (III), contos (IV), homenagens póstumas (V) e celebrações de eventos em algumas cidades (VI). A diversificação da produção literária é muito grande.  
          Não ficaram de fora dos textos alguns vultos ilustres e parte da vida do autor; a preocupação com o meio ambiente e a sustentabilidade; modos e costumes de algumas cidades; o mundo musical do escritor; conto imaginário e estudo sobre tema empolgante de todo ser humano; as homenagens póstumas dedicadas a entes queridos, com temas para reflexão sobre o sentido da vida, nosso trajeto terreno e a saudade deixada com o sentimento de perda dos amigos e familiares; e, por último, a homenagem e a celebração de eventos significativos em algumas cidades onde residiu ou trabalhou o autor. 
          A grande novidade da obra é a coletânea de comentários de amigos e especialistas dos textos que, com suas resenhas enriqueceram o livro. É, portanto, um livro totalmente compartilhado.


Para inserir um comentário, vá abaixo na palavra "comentários, e deixe sua opinião.

Para inserir um comentário, vá abaixo site grátis na palavra "comentários" e deixe sua opinião.