terça-feira, 7 de maio de 2013

Janela Inoportuna

Por Magno Martins
 

          Uma delegação de políticos desembarcou, ontem, em Brasília, para acompanhar, hoje, a votação de projeto que abre uma janela para novas emancipações políticas.

          Há municípios muito grandes e sua divisão se justificaria, mas emancipar distritos paupérrimos, sem a menor infraestrutura, não tem justificativas.

          A rigor, novos municípios num Nordeste miserável, onde os atuais prefeitos vivem na Esplanada dos Ministérios de pires mão, não é nada sensato.

          Mas os políticos em geral sempre andam na contramão do que pensa e deseja a sociedade. Emancipações se traduzem na prática em aumento das despesas públicas, porque a União passa a bancar, através do FPM, não apenas ações do Executivo, mas também o parlamento com a instalação obrigatória da Câmara de Vereadores.

          Quem sai em defesa de novos municípios, no quadro de dificuldades que as atuais cidades enfrentam hoje, não está preocupado com a conta, que será paga por todos nós contribuintes.

          Muitas vezes está olhando apenas para as circunstâncias políticas, interesses localizados, sendo porta-voz de uma pressão que pode até ser legítima de comunidades que sonham em dias melhores, mas injustificável e, portanto, tem que ser rejeitada pelo Congresso.




Para inserir um comentário, vá abaixo na palavra "comentários", e deixe sua opinião.