domingo, 23 de junho de 2013

Música no Blog - BELCHIOR

          


          O amante da boa música, certamente curtirá um dos maiores nomes da MPB de todos os tempos: Antonio Carlos Gomes Belchior Fontenelle Fernandes, ou simplesmente, BELCHIOR. Eu, particularmente curto todas, ou quase todas as músicas deste fantástico artista. Autor de grandes canções, interpretadas pelos maiores artistas brasileiros, como Elis Regina, Roberto Carlos, Fagner. Sendo ele próprio, na minha modesta opinião, um dos grandes intérpretes de suas obras. 
          Compôs e gravou um repertório amplo de grandes sucessos: A Palo Seco, Mucuripe, Paralelas, Medo de Avião, Apenas um Rapaz Americano, Coração Selvagem, Como Nossos Pais, Divina Comedia Humana, Não Leve Flores, Comentário a Respeito de John, Todo Sujo de Batom, Brasileiramente Linda, Tudo Outra Vez.
          A música Não Leve Flores, talvez não seja a melhor do seu repertório, mas é uma das mais marcantes em minha vida. Uma bonita letra e uma melodia envolvente. 
          

Não leve flores

Não cante vitória muito cedo, não.
Nem leve flores para a cova do inimigo,
que as lágrimas do jovem
são fortes como um segredo:
podem fazer renascer um mal antigo.

Tudo poderia ter mudado, sim,
pelo trabalho que fizemos – tu e eu.
Mas o dinheiro é cruel
e um vento forte levou os amigos
para longe das conversas,
dos cafés e dos abrigos,
e nossa esperança de jovens
não aconteceu, não, não.

Palavra e som
são meus caminhos pra ser livre,
e eu sigo, sim.
Faço o destino
com o suor de minha mão.
Bebi, conversei com os amigos
ao redor de minha mesa
e não deixei meu cigarro
se apagar pela tristeza.
- Sempre é dia de ironia no meu coração.

Tenho falado à minha garota:
- Meu bem, é difícil saber o que acontecerá.
Mas eu agradeço ao tempo.
o inimigo eu já conheço.
Sei seu nome, sei seu rosto,
residência e endereço.
A voz resiste.
A fala insiste: você me ouvirá.
A voz resiste.
A fala insiste: quem viver verá.

Para inserir um comentário, vá abaixo na palavra "comentários", e deixe sua opinião.