quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Emancipação

         

          As Assembléias Legislativas Estaduais voltam a ter o poder de examinar a criação de novos municípios, competência que tinha deixado de usufruir com a aprovação da Emenda Constitucional nº 15, de 1996. Que deu um basta na criação de novos municípios, no que ficou conhecido com a "farra dos municípios", pois muitos deles, não cumpriam o mínimo das exigências que a lei permitia.
          A matéria foi confirmada no plenário do Senado Federal, depois de ter sido aprovada na Câmara dos Deputados. Com 53 votos favoráveis, 5 votos contrários e 3 abstenções, foi aprovado o projeto de autoria do senador Mozarildo Cavalcanti.
          O relator da matéria na Comissão de Constituição e Justiça, Senador Valdir Raupp, negociou algumas alterações significativas. Proibindo a criação de municípios em áreas indígenas, áreas de preservação ambiental e terras da União.
          A realização de plebiscito junto às populações dos municípios envolvidos e a realização de Estudo de Viabilidade Municipal(EVM), são condicionantes para a criação de novos municípios.
          No Piauí, há vários projetos em tramitação na Assembléia Legislativa Estadual, entre os quais, o projeto de emancipação política do Povoado Boa Viagem, no município de Francisco Santos.  O Povoado Boa Viagem cumpre com quase todos os requisitos e toda a documentação referente à sua emancipação está na Assembléia Legislativa, aguardando a apreciação dos senhores deputados.


Para inserir um comentário, vá abaixo na palavra “comentários”, e deixe sua opinião.