terça-feira, 24 de dezembro de 2013

João Bosco lança Placebo, seu novo livro.

          Como parte das comemorações ao Aniversário de Francisco Santos - PI, João Bosco da Silva lançou o seu mais novo livro. Intitulado Placebo e contendo poesias no formato de cordel, seu livro tem um grande poema já postado neste blog: OS JENIPAPEIRÍADAS. Tem um outro poema intitulado AS HERALDÍADAS, onde trata da problemática da moradia no Brasil. O poema dividido em 03 Atos, no primeiro tópico intitulado No Tempo de "Brasil Grande", tendo como subtema: O sonho da casa própria ou a oitava maravilha do mundo moderno. O Segundo Ato, intitulado No Tempo das "Vacas Magras", seguindo os mesmos moldes do primeiro ato, tem com subtema Casa de Conjunto ou o "Ninho de Pombo" do BNH; No terceiro Ato, intitulado No Tempo da Carestia, tem como subtema Mutuario Inadimplente Ou Vigia do BNH.Também fazem parte deste novo lançamento os versos: Jóia de Estimação, O 'Zebrão", De Como Pinto Violeiro Tornou-se Curandeiro, Catuaba Não é Santo Mas Obra Milagre, Plano Collor(ido), Enganos e no final um pequena galeria de fotos do autor.
          O livro abre com uma homenagem aos grandes cordelistas do passado, mostrando dois versos do famoso poema de Nenem Belchior, o ABC do Boi do Chupeiro; um verso do poema de Sidraque Rodrigues, A Despedida das Canas; cita Vida e Morte de Tancredo, de autoria de Chodó e dois versos de autoria de David Xereta, intitulado Saudade da Terra do Chupeiro.
          Aborda temas que aparentemente alguns poderiam chamar de ultrapassado, pois foram poemas escritos em momentos diferentes de sua vida e que só agora estão sendo publicados. Ele próprio cita no livro e frisou no seu discurso de lançamento, mas alguns destes temas continuam muito atuais, como quando aborda o problema habitacional no Brasil.
          O evento foi realizado no auditório do Colegio Santa Filomena e foi prestigiado por autoridades, familiares, amigos e admiradores desta tão esquecida arte popular. Tinha como organizadores o Ponto de Cultura do munícipio, que tem a direção da professora Elizangela Cipriano e de Ana Carlete. Na abertura dos trabalhos, o Prefeito Edson Carvalho saudou o poeta e agradeceu pelo grande trabalho que vem realizando em prol da sociedade franciscossantense.  A professora Rosa Isaura fez uso da palavra e declamou dois poemas de sua autoria, o mais conhecido deles Francisco Santos É Assim.
 

     
 As fotos que ilustram esta postagem são de autoria de Branco Marinho.


Para inserir um comentário, vá abaixo na palavra "comentários", e deixe sua opiniao.