quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Romanceiro dos Versejadores e Repentistas de Jenipapeiro

Capa
            No final deste Dezembro de 2014, mais precisamente no dia 22, será o lançamento de um dos projetos mais ousados de valorização da arte e cultura popular do povo de Francisco Santos. O escritor João Bosco da Silva num trabalho de pesquisa intensa e minuciosa. Coletou e organizou um apanhado de versos e poesias de cordel ou assemelhados, que compreende deste os primeiros versos de Vó Isabel, chegando ao jovem e promissor Cleovan Sousa. Passando pelo mestre e violeiro Miguel Guarany, Sidraque Rodrigues, Zé de Néo, Joaquim de Béu e uma infinidade de bons poetas, matéria prima que temos em verdadeira abundancia.
         Nestes tempos de internet e da comunicação virtual e instantânea, onde o presente vira passado distante em questão de semanas, dias, talvez horas. Em razão desta volatilidade da informação, da descartabilidade de quase tudo que consumimos, inclusive das coisas relacionadas com a cultura. Considero o trabalho de João Bosco da Silva de fundamental importância para a preservação da nossa cultura, da nossa história.      
         A realização de um projeto como o livro Romanceiro dos Versejadores e Repentistas de Jenipapeiro, onde João Bosco se coloca apenas como organizador, demonstra o desprendimento de alguém que tem um objetivo maior, nunca buscando apenas a sua promoção pessoal, mas sempre procurando compartilhar os seus conhecimentos e contribuindo de forma efetiva para que o nosso povo tenha um referencial histórico da sua cultura, dos seus costumes, da sua história de vida.         
        Sabemos do enorme trabalho de pesquisa e coleta de material com parentes e amigos dos poetas, muitos falecidos há décadas, séculos. Das dificuldades encontradas, inclusive financeira, pois organizar, redigir, editar, revisar e depois de tudo pronto, encaminhar para a impressão um projeto de tamanha envergadura é extremamente desgastante e merece ser reconhecido, valorizado, prestigiado. 
        Gostaria de convidar toda comunidade de Francisco Santos, não só os moradores, mas também os visitantes, poetas, professores, alunos, amigos, leitores, colaboradores e simpatizantes desta causa tão importante que é a cultura de um povo. Portanto, convidamos todos a participarem deste grande momento da vida cultural e social de Francisco Santos.
        É importante salientar que este é um evento suprapartidário, onde os poderes constituídos(Câmara e Prefeitura Municipal) contribuem dando o apoio institucional e logístico, pois um evento de tamanha importância para a nossa comunidade, requer uma estrutura razoável para que obtenha exito. 
          

Contracapa.

Para inserir um comentário, vá abaixo na palavra "comentários" e deixe sua opinião.